BRASIL, Ana Selma Barbosa i Contadores de Histórias da Amazônia no SESC Boullevard participa do 6º Festival Histórias para Mudar o Mundo 2016


Red internacional de Cuentacuentos RIC
SESC

     Ana Selma Barbosa Cunha
    Contadora de historias integrante da RIC e do
Movimento de contadores de histórias da Amazônia
     
HISTÓRIAS PARA CAMBIAR EL O MUNDO
HISTÓRIAS PARA MUDAR MUNDO

O dia 21 de Junho foi o dia escolhido pela RIC Rede Internacional de Contadores de

Histórias, (Red internacional de Cuentacuentos / International Storytelling Network) fundada pelos contadores de histórias espanhóis Enrique Páez e Beatriz Montero (Coordenadores gerais de RIC), para a Conferência Internacional de todos os contadores de histórias ligados a RIC, “Historias para cambiar el mundo”, dia em que todos os contadores de histórias em qualquer lugar: na rua, nas praças, nos ônibus nas escolas, contarão histórias para mudar o mundo a idéia soa como uma grande oração mundial para melhorar mundo por meio das histórias .

Desde 2012 venho atendendo a este chamado, organizando o evento de mesmo nome em nossa cidade. Em 2012 e 2013 as narrativas se deram na Escola Estadual Amazonas de Figueiredo (tendo a parceria do grupo de Contadores de histórias Ayvu Rapyta); em 2014 na Praça Batista Campos, (atenderam o convite os contadores de histórias Maiolina Neves, Antonio Juraci Siqueira e Vandiléia Foro), em 2015 aconteceu no Museu Paraense Emílio Goeld (atenderam o convite contadores do Movimento de Contadores de Histórias da Amazônia e tivemos a parceria do Espaço Cultural Nossa Biblioteca (ECBN) e, claro, do Museu Emílio Goeld, que cedeu o belo espaço para a realização do evento.
 Em 2016 com o aceite por parte do SESC para que o Historias para cambiar El mundo aconteça no SESC Boullevard belo espaço de fomento à cultura em nossa Belém, que abrirá suas portas para este evento.
Para esta edição, com a estrutura ofertada pelo SESC, poderão ser implementadas novidades como a apresentação de várias sessões de contação de histórias que acontecerão no hall do Sesc Boullevard este momento será intitulado “maracanade”, expressão indígena do povo TIKUNA, que significa “grande festa”, onde grupos de contadores de histórias e contadores individuais convidados poderão apresentar suas performances e contribuir para que as sementes da histórias sejam plantadas nos corações das centenas de ouvintes presentes na platéia que será constituída de crianças e adolescentes de escolas da rede pública estadual e municipal e o público em geral que tenha o desejo e ouvidos generosos para ouvir.
 As sessões serão distribuídas em sessões pela manhã de 09: 15h às, às 11: 00h assim organizadas:
09: 15h às 09: 40h (Asas das histórias);
09: 45h às 10: 00h (Vandileia Foro);
10: 05h às 10: 30h (Trovadores da Alegria);
10: 35h às 10: 50h (Maiolina Neves).
Sessões à tarde de 15: 15h às 17: 00h assim organizadas:
15: 15h às 15: 40h (Griot);
15: 45h às 16: 10h (Mocoham);
16: 15h às 16: 30h (Ana Selma Cunha);
16: 35h às 17: 00h (Ayvu Rapyta).
A outra importante novidade ficará por conta do momento onde todos os participantes do evento serão convidados a participar da mesa-redonda intitulada “Contar histórias para mudar o mundo” que será partilhada pelas professoras da Universidade do Estado do Pará Dra. Josebel Akel Fares e Dra. Renilda Bastos e que acontecerá à noite das 18: 00h às 19: 00h sendo um espaço de conversa entre contadores de histórias e todos os que acreditam na importância da arte da narrativa como possibilidade de construção de um mundo melhor.  

No hay comentarios:

Publicar un comentario